Pesquisar no site


Contato

José Mattos

(53) 9946-1807
(53) 8439-3998

E-mail: jamattos@pop.com.br

inscreva-se

2° CINE GRANDES CURTAS

www.grandescurtas.webnode.com.br

 

VEJA VÍDEOS NA

PÁGINA INICIAL 

ASSOCIAÇÃO PELOTENSE DO CINEMA - CINEPEL

CINEPEL – Uma breve apresentação

 

A Associação, tem como finalidade, promover "um centro de referência audiovisual", composto de um grande banco de dados com foco na produção Pelotense de cinema e vídeo, disponível para realizadores, pesquisadores, empresas e todos os interessados na área audiovisual. Como objetivo agregado, a CINEPEL buscará incrementar convênios e acordos para criar cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional, onde serão realizados esforços permanentes para a constituição de parcerias com a iniciativa privada e as diferentes instâncias do poder público, objetivando dirigir a implementação da industria do audiovisual em nossa cidade, não economizando esforços para transformá-la no “celeiro gaúcho das artes”.

OFICINA DE CINEMATOGRAFIA

 OBJETIVO

 O Projeto “Sétima Arte na Escola” tem como objetivo, apresentar o universo cinematográfico aos adolescentes de comunidades estudantis, a partir da criação de oficinas com aulas práticas e teóricas, desenvolvendo e ampliando o potencial artístico e criativo de cada um, visando assim, fortalecer a auto-estima do aluno, através da construção de sua própria identidade cultural.

 Durante as oficinas de roteiro, direção, direção de fotografia, câmera, som e edição, os jovens analisam curtas-metragens, documentários, ficção, videoclipes.

 É a partir deste novo olhar sobre si e sobre o mundo que os jovens desenvolvem um roteiro, atuam, dirigem, produzem e filmam em formato de curta-metragem uma produção própria.

 PROPOSTA

 As aulas serão ministradas por integrantes da equipe técnica da CINEPEL, tendo respectivamente um profissional convidado, para falar da sua área de atuação no setor audiovisual, tais como: diretor de fotografia, diretor de arte, figurinista, produtores, roteirista, atores, câmeras e etc. 

 DURAÇÃO

 Total de 02(dois) meses por escola (turnos a escolher )

Aulas ministradas em dois dias a escolher por semana, c/ duração de 1h.30min./aula

Ao término da oficina, realização da gravação de um curta-metragem digital, roteirizado, produzido, dirigido e atuado pelos alunos.

 

 SOBRE CINEMA DIGITAL – a um passo do futuro

 O surgimento do Cinema Digital talvez seja a maior revolução no mundo dos filmes desde o advento do Som.  Mas o que é cinema digital? É marketing?  Modismo? Cinema amador? Não!  Cinema Digital é o cinema do futuro. É um conjunto de novas tecnologias que possibilita a criação e produção de filmes com custos reduzidíssimos e em tempo reduzido preservando o que existe de melhor em qualidade de imagem e som.  Em poucos anos, a tecnologia digital terá substituído completamente as tecnologias analógicas ainda usadas no mercado (assim como no início dos anos 90 os CDs substituíram completamente os discos de vinil!).

 Fazer cinema no Brasil não é impossível para aqueles que têm determinação.

E é essa a intenção da CINEPEL,  tornar o cinema brasileiro popular. Então por que não iniciar jovens, de qualquer classe social, na arte de fazer filmes?

 

 Como trabalhar a criatividade dos alunos?

 Na criação do roteiro, que é o ponto de partida da realização do “nosso filme”, começamos com a seguinte pergunta: do que fala a nossa história? Nossa história pode ser uma comédia, um drama, uma aventura. Os alunos começam a fazer sugestões e o nosso papel é abrir possibilidades de temas.

Acreditamos na importância de explorar o lado direito do cérebro, o lado criativo, pois até um engenheiro precisa ser criativo. Por quê uma oficina de cinema? Cinema é imagem e hoje os jovens passam mais tempo na frente da televisão do que dos livros. Quero então excitar esses alunos a pensar na linguagem da imagem e fazê-los criar suas próprias histórias e filmes. E não serem só passivos frente à tela.

  

Conceitos como ARGUMENTO, AÇÃO, PONTOS DE VIRADA, CURVAS DE AÇÃO, DESENVOLVIMENTO, DESFECHO, STORYBOARD, DECUPAGEM ETC... serão discutidos na fase da Oficina referente à Pré Produção, que ainda lida com aspectos preparatórios do filme tais como orçamento, planejamento, calendário de filmagem e etc...

Os alunos irão, ao longo da oficina, criar roteiros que serão posteriormente analisados e discutidos durante as aulas, bem como utilizados como ferramenta para estruturação de pré-produção.

Durante a fase de Produção, os alunos irão aprender e praticar TUDO que diz respeito a realização de um filme no set de filmagem (técnicas de câmera, iluminação, captação de áudio, direção de atores, atuação para câmera, construção de linguagem aplicada etc...).

Nas aulas teóricas, os alunos abordam de forma objetiva questões de fundamentação como Linguagem Cinematográfica,Direção de Arte,  etc.

 

 O PROJETO “SÉTIMA ARTE NA ESCOLA” VISA:

  Resumo do Projeto

 A oficina tem como meta abordar de forma objetiva, simples e eficaz TUDO o que diz respeito ao processo de se “fazer” um filme, enfocar uma formação conceitual e prática, onde os aspectos técnicos da arte do vídeo e cinema digital sejam desenvolvidos através de um olhar crítico e reflexivo – o que só é possível através do desenvolvimento conjunto de aulas práticas e teóricas.

As oficinas intensivas visam um aprofundamento nos processos que permeiam todas as fases de produção de um filme digital.

 Objetivos do Projeto 

 1. Capacitar os alunos para realização COMPLETA de filmes de curta, média e longa metragens bem como clips musicais e vídeos comerciais.

 

 2. Proporcionar aos participantes das oficinas uma visão detalhada e a aprendizagem dos processos que permeiam todas as fases de produção de um filme digital – desde sua concepção no roteiro até a produção, filmagem e finalização completa.

 

 3. Proporcionar um espaço de constante reflexão crítica sobre o processo de se fazer cinema e sobre a análise de filmes, suas linguagens e suas implicações sociais.

 

 4. Estimular a formação de um cineclube incorporado à CINEPEL, que seja um espaço que venha não só a complementar a formação das oficinas, mas também funcionar como acervo audiovisual onde sejam possíveis a pesquiza, a comunicação e o debate entre os alunos e a comunidade.

 

 Já não é novidade que a atividade audiovisual é hoje um dos segmentos que mais cresce no Brasil, apesar de todos os percalços. Novas mídias, evolução dos veículos de comunicação, redução dos custos de produção e outras transformações justificam o fato. Em virtude disso, a demanda por cursos de cinema, tv e vídeo é enorme.

  

CINEPEL – OFICINA DE INTERPRETAÇÃO

 Objetivo:

 Dentro do Projeto “Sétima Arte na Escola”a CINEPEL, através da atriz Pelotense Natália Figueza, também graduada no curso de publicidade e propaganda da UCPEL, ministrará  curso básico de interpretação objetivando oferecer treinamento de interpretação, posicionamento diante das câmeras, trabalhos com voz, criação de personagens, direção de atores entre outros.

 

Conteúdo da oficina:

·         Exercícios de preparação;

·         Ser ator;

·         Expressão corporal;

·         Criação do personagem;

·         Trabalhando a voz;

·         Glossário do ator;

·         Direção de atores.

 

Foi pensando assim que a CINEPEL, Associação Pelotense do Cinema Independente iniciou suas atividades em abril de 2006, tendo como principal objetivo suprir com qualidade prática e funcional parte desta demanda audiovisual, estimulando o mercado Pelotense e contribuindo para a formação de mão-de-obra local para produções em cinema e vídeo,  reduzindo a distância entre uma sala de aula e um set de filmagem, oferecendo

exercícios práticos no decorrer da oficina, envolvendo enquadramentos, iluminação, fotografia still, gravação em vídeo digital, e etc., assim como a produção de um curta-metragem em formato digital em cada turma, como estágio prático para conclusão da oficina, objetivando a exibição no 2° CINE GRANDES CURTAS - Festival Internacional  de Cinema de Pelotas.